ANTENA

Marcopolo avança no México e exporta para a África

Publicado em 25 de setembro de 2018, 16:22:31

Compartilhe

Ônibus da Marcopolo para Gana: ampliando mercados   Divulgação Marcopolo

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo registrou, em 2017, uma expansão de seus negócios em alguns mercados externos — como o México —, e alcançou um volume de exportações similar ao do ano anterior (no mesmo período, as exportações totais de ônibus brasileiros caíram 6,4%).

No ano passado, a Marcopolo fez vendas externas de US$ 1 bilhão, resultantes do embarque de aproximadamente 3 mil unidades fabricadas no Brasil — entre as quais, cem carrocerias vendidas para países africanos, como a África doSul, Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Catar, Costa do Marfim, Gana e Togo.

A empresa gaúcha também começou a colher frutos de algum reaquecimento no mercado interno, que lhe permitiu obter, nos primeiros nove meses de 2017, receita total de R$ 2 bilhões, quase 16% superior à do mesmo período de 2016 — mesmo depois de um incêndio, em setembro, ter paralisado por alguns dias uma de suas fábricas.

Esta nota foi publicada na página 13, seção Antena, do número 38, da Revista PIB, de nov/dez/2017 e jan/2018, com o título “Nas estradas do mundo”.

Mais Antena

Consórcio incentiva pesquisa e inovação entre Brasil e Europa

Café mineiro, reputação global

Três perguntas para Jorge Arbache