ANTENA
Consórcio incentiva pesquisa e inovação entre Brasil e Europa
Publicado em 3 de setembro de 2018, 16:56:46
Sede da Fraunhofer em Munique: apoio à internacionalização de brasileiras Divulgação Fraunhofer
Quatro instituições brasileiras e oito europeias formalizaram um consórcio que pretende estimular a pesquisa, inovação e os negócios entre o Brasil e a Europa. O projeto Enrich — sigla para Rede Europeia de Centros e Redes de Pesquisa e Inovação — replica experiência já testada pela União Europeia com os EUA e a China, e deve começar a operar na segunda metade do ano. Pelo Brasil, participam o SENAI, a Unicamp, a ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Empresas Inovadoras), e o CONFAP (Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa).
Apoiado por instituições da Alemanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Espanha e Turquia, o projeto já conta com 3 milhões de euros da União Europeia. O Enrich oferecerá às empresas suporte à internacionalização, networking, treinamentos, aceleração de negócios e atração de investimentos, entre outros. A coordenação do grupo é do Instituto Fraunhofer IPK, braço da maior organização de pesquisa aplicada da Europa: a Sociedade Fraunhofer, da Alemanha.
Esta nota foi publicada na página 17, seção Antena, do número 38, da Revista PIB, de nov/dez/2017 e jan/2018, com o título “A união faz a pesquisa”.
Mais Antena