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INTERNACIONALIZAÇÃO

Fitesa lidera mais uma vez Ranking FDC de multis brasileiras

Empresa gaúcha de não-tecidos manteve a maior presença relativa nos mercados globais entre as transnacionais de capital nacional

Publicado em 28 de novembro de 2018, 17:55:02

Fábrica da Fitesa na China: em sete países fora do Brasil   Divulgação Fitesa

A Fitesa é tetra. A empresa de Gravataí, no Rio Grande do Sul, ficou pelo quarto ano seguido à frente do Ranking FDC de Internacionaização das Empresas Brasileiras, compilado pela Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais.

A Fitesa produz não-tecidos — materiais de origem petroquímica (ou alcooquímica) usados como revestimentos em fraldas e produtos descartáveis de uso médico ou higiênico.

Com unidades em sete países das Américas, Europa e Ásia — China, Estados Unidos, México, Peru, Itália, Suécia e Alemanha, além do Brasil — a empresa alcançou o índice de internacionalização de 0,764, o maior entre as 69 transnacionais brasileiras que participaram da pesquisa neste ano.

AS BRASILEIRAS MAIS GLOBAIS
(por índice de internacionalização)

EMPRESASÍNDICE DE INTERNACIONALIZAÇÃO
1 Fitesa0,764
2 Odebrecht0,718
3 Intercement0,706
4 CZM0,658
5 Stefanini0,646
6 Iochpe-Maxion0,630
7 JBS0,576
8 Minerva Foods0,558
9 Metalfrio0,554
10 Tupy0,543

O número mostra um avanço na presença internacional da Fitesa; no ano anterior, o índice da empresa tinha sido 0,737. Para medir o grau de internacionalização das empresas, a FDC utiliza a metodologia da UNCTAD, a agência das Nações Unidas que trata de comércio, investimentos e desenvolvimento.

A fórmula compara os ativos, as receitas e o número de funcionários que cada empresa mantém em países estrangeiros, com os dados totais nessas categorias, somadas as operações no país de origem e no exterior. Dessa forma, faz uma avaliação proporcional das operações de uma empresa realizadas no exterior, em relação aos números totais, e não apenas valores absolutos.

Para incluir franquias no levantamento, a FDC desenvolveu uma fórmula própria, adaptando o conceito da UNCTAD às peculiaridades de uma empresa franqueadora — que não  investe diretamente nos mercados externos, mas licencia sua marca e know-how para franqueados locais.

No ranking das empresas que operam como franquia, a marca brasileira mais internacionalizada foi a mineira Localiza, de locação de veículos. Assim como a Fitesa, a Localiza manteve a posição de liderança entre as franqueadoras.

AS MARCAS MAIS FRANQUEADAS
(por índice de internacionalização)

EMPRESASÍNDICE DE INTERNACIONALIZAÇÃO
1 Localiza0,233
2 Puket0,050
3 Chilli Beans0,046
4 Sobrancelhas Design0,044
5 Hering0,026

A FDC faz o levantamento da presença de empresas brasileiras nos mercados internacionais desde 2006. O trabalho ganhou um novo título este ano — Trajetórias de Internacionalização das Empresas Brasileiras.

A pesquisa deste ano leva em conta os números de 2017 e destaca diversas dimensões da internacionalização, além de calcular um índice geral para cada participante.

A Stefanini, por exemplo — empresa paulista de consultoria em estratégia e Tecnologias da Informação & Comunicação — destacou-se como a transnacional brasileira de implantação global mais ampla, com subsidiárias próprias em 40 países.

No ranking geral — que pondera ativos, receitas e número de funcionários — a Stefanini foi a 5ª colocada com o índice de internacionalização de 0,646, mantendo a mesma posição que ocupa há quatro anos.

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A pesquisa constatou também que empresas transnacionais brasileiras estavam presentes, em 2017, em 82 países de todos os continentes. As Américas e a Europa são as regiões preferidas pelos empresários nacionais para se internacionalizar, com presença mais concentrada nos Estados Unidos, na Argentina e no México.

Nesta versão mais recente do levantamento, a Fundação Dom Cabral apresentou ainda uma proposta de Diagnóstico da Capacidade de Expansão Internacional, que poderá ser usado pelas empresas como instrumento de planejamento e avaliação de suas estratégias de internacionalização.

O diagnóstico foi desenvolvido pelo Núcleo de Estratégia e Negócios Internacionais da FDC, empregando indicadores que representam cinco dimensões a ser levadas em conta num processo de expansão internacional: Proposta de Valor, Modelo de Negócios, Modelo Organizacional, Talentos e Liderança e Gestão de Stakeholders.

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