ECONOMIA DIGITAL

Mais comida com menos recursos

Para a FAO, só um modelo mais sustentável de agricultura poderá alimentar 9,7 bilhões de pessoas em 2050

Publicado em 22 de janeiro de 2020, 15:53:57

Compartilhe

EM 2018, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) previu que o planeta terá 9,7 bilhões de habitantes em 2050, numa estimativa mediana – um aumento de cerca de 32% sobre os 7,3 bilhões de habitantes contados em 2015. E como dar alimentos a toda essa gente? A produção teria de aumentar de 40% a 54%, dependendo do modelo de expansão que os produtores adotarem a partir de agora [The future of food and agriculture – alternative pathways to 2050, FAO 2018].

Nos cenários da FAO, o limite inferior – de 40% de alta na produção de alimentos – seria a melhor alternativa. No entanto, só será atingido se o mundo adotar um modelo mais sustentável de produção agropecuária e consumo, incluindo mudanças de hábitos dos consumidores e redução das perdas e dos desperdícios em todos os níveis das cadeias alimentares.

Já os valores mais altos, até o limite de 54%, indicam o incremento na produção que seria necessário com modelos de produção e consumo mais próximos ao atual ou ainda menos sustentáveis. Neste caso – de manutenção ou involução do modelo –, seria preciso aumentar as áreas de terra cultivada em até 21% para produzir mais alimentos até 2050.

Um modelo mais sustentável de produção e consumo, ao contrário, exigiria apenas um pequeno aumento da terra cultivada. Mas para tanto é necessário um grande esforço de criação de novas tecnologias no campo, o que inclui a agricultura de precisão e o uso mais racional de insumos –, de maneira a preservar e recuperar os solos e as fontes de água, proteger a biodiversidade e melhorar a produtividade das lavouras.

A primeira Revolução Verde foi baseada não só em tecnologias, mas também na expansão significativa do uso da terra e de outros recursos naturais finitos, muitas vezes ao custo da degradação do meio ambiente. Hoje, diz a FAO, isso não é mais possível, nem necessário. Os ganhos de produção para atender o crescimento populacional devem ser perseguidos por meio de avanços em tecnologias sustentáveis

Leia também

Entrevista: Mariana Vasconcelos, da Agrosmart