Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Quarta, 23 de Maio de 2018

 

Balas, chocolates e corridas

Como a Fórmula Indy ajudou a adoçar o gosto de compradores americanos

Rafael do Prado Ribeiro
Rafael na Indy: logo Sweet Brazil no carro de Kanaan

Há um ano e meio, arrumei minhas malas e saí da Bahia rumo a São Paulo, para assumir a gestão do setor de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). As vendas externas de nossos produtos vêm crescendo 12,5% ao ano. Em 2010, as exportações brasileiras somaram 303 milhões de dólares, e até outubro de 2011 já alcançavam 282 milhões de dólares.


Como para qualquer outro executivo da área, viagens internacionais fazem parte do meu dia a dia. E, a cada viagem, a bagagem de volta é sempre maior que a de ida, não apenas pelo material trazido de fora, e sim, ainda mais, pelo aprendizado. Tive uma experiência marcante em abril de 2011, numa viagem aos Estados Unidos.


Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), empresas associadas à Abicab foram a Chicago, no Meio-Oeste americano. Tratava-se de uma viagem de negócios, na qual, além de participar de feiras e visitas técnicas, as empresas fariam contatos com potenciais compradores dos produtos brasileiros. Durante a rodada de negócios, cada empresa tinha 30 minutos para conversar com seus possíveis clientes. Mas como acelerar essas negociações?


 A resposta foi transformar o que seria apenas um dia de negociações em três dias de convivência e interação entre os participantes do encontro. De Chicago, convidamos nossos clientes potenciais para assistir à centenária corrida das 500 milhas de Indianápolis, a mais tradicional da Fórmula Indy, que aconteceria no fim de semana. A Apex-Brasil é um dos patrocinadores da Fórmula Indy, o que garantiu à Abicab um acesso especial às provas. No trajeto para o autódromo, nosso ônibus seguia com escolta da polícia, livre dos engarrafamentos de trânsito comuns nos dias de corrida. Uma área vip estava à disposição dos convidados, com acesso livre aos paddocks e aos boxes e direito à degustação de produtos das empresas brasileiras participantes do evento. Nesse clima, os  compradores americanos se mostraram agradavelmente surpresos e descontraídos. Naquela corrida, o carro do piloto brasileiro Tony Kanaan carregou o logo da Sweet Brazil, a marca de exportação da Abicab. Ele largou em 20º e chegou em quarto, e nós brincamos dizendo que foi a força do sweet que o impulsionou na pista.


Meses depois, em outubro, encontrei um dos convidados daquela ação num evento em Tampa, na Flórida. Ele, claramente, ainda estava no clima da corrida, dizendo que frequenta o circuito há dez anos e que aquela foi sua melhor experiência em Indianápolis. Isso confirma que o Projeto Fórmula Indy potencializou os resultados da rodada de negócios e das feiras em Chicago (onde as empresas efetuaram 223 contatos e realizaram negócios na ordem de 1 milhão de dólares). Para os 12 meses seguintes, as expectativas de negócios chegaram a 6,8 milhões de dólares.


Para nós ficou a prova de que a junção Sport & Business, tão presente na cultura americana, funciona muito bem por aliar a seriedade do negócio a um momento de “quebra-gelo”. Se bem explorada, pode trazer ótimos resultados e acelerar os negócios para as empresas participantes. Pretendemos ampliar nossa participação no Projeto em 2012.


 


 


* Rafael do Prado Ribeiro é gestor de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).


 


 



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
31/03/2016 -   Em 15 anos, a Votorantim e a Intercement chegaram ao grupo dos 20 maiores produtores do mundo
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   De olho no mundo
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Passage to India
29/09/2015 -   A bigger share, please?
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados