Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Sábado, 25 de Novembro de 2017

 

19/08/2011

Seminário sobre zonas francas discute novas oportunidades

O modelo de desenvolvimento regional da Zona Franca de Manaus foi considerado um exemplo a ser seguido

Termina hoje o Seminário Internacional Zonas Francas, em Letícia, que reúne técnicos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal e instituições da Colômbia e Peru, com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimentos e discutir novas oportunidades para a tríplice fronteira. O modelo de desenvolvimento regional da Zona Franca de Manaus foi apresentado aos participantes e considerado um exemplo exitoso a ser seguido.

Na abertura do evento, o Governador do Departamento do Amazonas, Olbar Andrade Rincón, destacou a importância da reunião entre os três países presentes na zona de fronteira e a oportunidade de se construir propostas que contribuam para a geração de emprego e captação de novos investimentos. Segundo ele, as ações para promover a competitividade e o desenvolvimento de processos industriais vão implicar num novo modelo de planificação, num novo marco para adiantar projetos que transcedam as fronteiras.

Para o Prefeito de Letícia, José Ricaurte Rojas, há a necessidade de flexibilizar a legislação nacional para poder ser verdadeiramente competitivo. "Não podemos ser uma ilha de riqueza, cercada de pobreza por todos os lados", disse ele.

O primeiro dia do seminário foi dedicado às apresentações dos órgãos brasileiros, onde a Suframa ocupou papel de destaque com três apresentações. A Coordenadora Geral de Estudos Econômicos e Empresariais da autarquia, Ana Maria Souza, que compôs a mesa de abertura, falou sobre os Incentivos Fiscais da Áreas de Livre Comércio (ALC), Amazônia Ocidental e Zona Franca de Manaus. Em seguida, a Coordenadora Geral de Controle de Importação, Maria Braga Normando, apresentou os Procedimentos Operacionais de Controle de Mercadorias Estrangeiras, enquanto que o Coordenador Geral de Mercadorias e Cadastro, João Carlos Paiva, falou sobre asações da SUFRAMA no controle de mercadorias nacionais. No final, os três técnicos responderam às perguntas e esclareceram dúvidas dos empresários e demais participantes.



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   De olho no mundo
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Hungry and with a big appetite
29/09/2015 -   A bigger share, please?
29/09/2015 -   Passage to India
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados