Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Quarta, 22 de Novembro de 2017

 

01/06/2011

BB e BNDES assinam contrato inédito para financiamento de exportações

Contrato inédito de financiamento é voltado a exportações brasileiras de máquinas e equipamentos a países da América Latina

Os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e do BNDES, Luciano Coutinho, firmaram hoje contrato inédito de financiamento a exportações brasileiras de máquinas e equipamentos a países da América Latina, com base em nova modalidade de apoio, o BNDES Exim Automático. Por meio desse acordo, que estabeleceu uma Linha de Crédito no valor equivalente a até US$ 200 milhões, o Banco do Brasil, atuando por meio de suas agências externas, poderá financiar importadores de maquinários fabricados no Brasil, inicialmente nos mercados da Argentina, Chile e Paraguai.

O novo produto, desenvolvido pela Área de Comércio Exterior do BNDES e criado a partir da demanda de exportadores, busca dar maior agilidade operacional ao financiamento às exportações brasileiras de máquinas, equipamentos e demais itens de maior valor agregado, mediante a concessão de linha de crédito a bancos no exterior. Todas as agências do Banco do Brasil, no Brasil e no exterior, estão habilitadas a atender as empresas interessadas nesta linha de crédito.

Neste momento de lançamento, as agências do BB em Santiago - Chile, Assunção - Paraguai e a nova operação do BB na Argentina, o Banco Patagonia, serão os principais concentradores da originação de negócios ao amparo da linha de crédito.

Com prazos de pagamento de até cinco anos, a nova linha contribuirá para ampliar a competitividade das empresas brasileiras no exterior, principalmente no segmento de bens de capital que enfrenta acirramento da concorrência internacional em operações de médio e longo prazos.

Entre as exportações que deverão ser incrementadas com esta linha de crédito destacam-se máquinas e implementos agrícolas, máquinas industriais, ônibus e caminhões, máquinas rodoviárias, geradores e transformadores e equipamentos de telecomunicações brasileiros.

O contrato firmado entre o BB e o BNDES foi o primeiro na modalidade buyer's credit do BNDES Exim Automático, e nele o Banco do Brasil em Nova Iorque figura como o tomador do financiamento, assumindo o risco da operação e viabilizando o crédito ao importador. Os desembolsos dos recursos serão realizados pelo BNDES em reais diretamente aos exportadores no Brasil, que receberão antecipadamente por suas vendas externas, sem correr riscos de natureza comercial e política. Não haverá remessa de recursos do BNDES para o exterior nessas operações.

No âmbito dessa nova modalidade de apoio, o BNDES pretende consolidar as parcerias com bancos credenciados na América Latina e também no continente africano, criando, assim, uma rede de bancos credenciados no exterior.

Atualmente, o BNDES está em processo de negociação com cerca de 20 bancos em sete países na América Latina (Uruguai, Peru, Panamá e República Dominicana, além da Argentina, Chile e Paraguai) – região de maior demanda por bens de capital do Brasil - e com países da África, com potencial de concessão de linhas de crédito no valor total de mais de US$ 600 milhões.


28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
03/10/2015 -   De olho no mundo
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Hungry and with a big appetite
29/09/2015 -   A bigger share, please?
29/09/2015 -   Passage to India
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados