Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Terça, 21 de Novembro de 2017

 

06/05/2011

Apex vai promover arte brasileira no exterior

Acordo com a Abact será firmado na próxima terça, durante a abertura da SP Arte

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) assinam, na terça-feira, 10 de maio, em São Paulo, convênio para promover a internacionalização da arte brasileira. O acordo será firmado durante cerimônia na Fundação Bienal de São Paulo, na pré-abertura do maior evento de galerias de arte do Brasil com o maior volume de negócios da América Latina, a SP Arte.

Estarão presentes o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, a presidente da ABACT, Alessandra d’Aloia, e os representantes das 37 galerias que integram o projeto. Participam da abertura autoridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Fundação Nacional de Artes e Fundação Bienal de São Paulo.

De 2007 até o final de 2010, o projeto de promoção da arte contemporânea brasileira no exterior foi conduzido pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo. Nesta nova etapa da parceria, a ABACT passa a ser a entidade responsável pela administração da iniciativa. 

O projeto vem conseguindo expressivos resultados ao longo dos últimos anos. Em 2005, as vendas externas do Brasil Arte Contemporânea atingiram a cifra de US$ 1,9 milhão. No ano seguinte, o valor passou para US$ 2,2 milhões e, em 2007, subiu para US$ 4,2 milhões, chegando a US$ 9,58 milhões em 2008 e a US$ 14,93 milhões em 2009. No ano passado, o valor das exportações da parceria ficou em US$ 10,046 milhões.

Em 2010, os principais destinos das exportações da parceria foram Estados Unidos (US$ 4,6 milhões), Suíça (US$ 1,8 milhão), Reino Unido (US$ 1,6 milhão), Espanha (US$ 558,7 mil), México (US$ 384,3 mil), Emirados Árabes Unidos (US$ 315 mil) e Suécia (US$ 302,15 mil). 

O objetivo do acordo entre Apex-Brasil e ABACT, com duração de dois anos, é articular ações estratégicas para atender às galerias de arte contemporânea, atuando junto ao setor para inserir mais empresas no mercado internacional e atrair interesse estrangeiro para a produção artística brasileira buscando maior visibilidade, alcance e resultados comerciais.

Para atingir suas metas, a parceria desenvolve ações de promoção comercial nas principais feiras do setor, como a Art Basel (Suíça), Bienal do Mercosul (Brasil), Frieze (Reino Unido), Art Basel Miami Beach e Armory Show (Estados Unidos) e a SP Arte, onde galeristas brasileiros se encontrarão com potenciais compradores estrangeiros e também será realizado um Projeto Imagem, com a vinda de jornalistas estrangeiros para conhecer melhor o segmento de arte contemporânea brasileira.


28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   De olho no mundo
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Passage to India
29/09/2015 -   Hungry and with a big appetite
29/09/2015 -   A bigger share, please?
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados