A Embraer iniciou a primeira fase do seu projeto de construção de uma unidade de fabricação de estruturas e componentes em materiais compósitos, que terá 30.660 metros quadrados de área construída. O local escolhido foi Évora, em Portugal. A conclusão, está prevista para o final de 2011 e a produção começará em 2013.
A Embraer selecionou a empresa de construção portuguesa Ramos Catarino S.A., com sede em Febres, para realizar os trabalhos de terraplenagem, fundação e infra-estrutura.
“Temos a satisfação de iniciar a construção da primeira etapa do nosso centro de excelência em Portugal”, disse em nota Luiz Fuchs, presidente da Embraer Aviation Europe (EAE). “A construção da segunda unidade, dedicada à produção de estruturas metálicas, começará em breve. No momento, estamos selecionando os fornecedores.”
A nova fábrica contará com processos de última geração, seguindo os conceitos de manufatura enxuta (lean manufacturing) da empresa. No intuito de manter e futuramente aprimorar as competências do seu centro de excelência em materiais compósitos, a Embraer continua trabalhando junto às organizações locais, tais como potenciais fornecedores, centros de pesquisa e universidades.
O investimento total previsto nesta unidade é de € 48 milhões.