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14/10/2010

BID avalia impacto de agências de promoção

Estudo feito pela instituição aponta que as instituições são mais eficazes quando contam com representações próprias no exterior

Estudo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) divulgado nesta quinta examina as agências de promoção de exportações na América Latina e Caribe e analisa seu impacto sobre os volumes de vendas para fora da região.

Entre as principais conclusões, o estudo indica que é a arquitetura institucional da promoção das exportações que determina a sua eficácia. Os organismos de exportação do Chile, México, Colômbia e Costa Rica têm suas próprias representações no exterior, enquanto outros países como Argentina, Peru e Uruguai têm que recorrer a suas embaixadas e consulados. O Brasil não foi avaliado.

Os cálculos mostram que, por exemplo, no Peru, a taxa de crescimento das exportações foi 17% mais elevada para as empresas que contaram com o apoio da agência local de promoção. Em relação ao número de países e o número de produtos, as taxas de crescimento foram de 7,8% e 9,9% maior, respectivamente.

O estudo mostra também que as agências de promoção de exportações são muito mais eficazes quando apoiam todo o processo de exportação, desde o fornecimento de informações, capacitação e suporte a missões empresariais ou feiras comerciais até a assistência na coordenação de reuniões de negócios com potenciais compradores.


 



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