Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Domingo, 21 de Janeiro de 2018

 

A montanha mágina

O charme discreto de portilho.

MARCO REZENDE
Esqui em Portillo: simplicidade refinada
 

É NA HORA em que a inversão térmica ameaça tornar o ar de São Paulo irrespirável – e o fim do semestre sugere pausa para descanso – que o apelo da estação de esqui chilena de Portillo se mostra irresistível. Portillo não é uma cidade, como Bariloche; nem uma estação de esqui, como Megève, na França; ou Cortina d’Ampezzo, na Itália. É apenas um velho hotel no topo dos Andes, às margens da carretera que liga Santiago a Mendoza, na Argentina. Mas que hotel! É tão refinado na sua simplicidade que só vende semanas no esquema de full board, mas as refeições, rigorosamente gastronômicas, são à la carte. Não há telefone nem televisão nos apartamentos, mas não falta diversão inteligente no convívio social do grande salão de estar ou no bar que serve o melhor pisco sour das três Américas. Desnecessário dizer que Portillo é ski in-ski out. Ou seja, bote os esquis nos pés e saia esquiando porta afora, em pistas com todos os níveis de dificuldade.


 


A EUROPA NOS TRILHOS - Alta velocidade para quem pode


A REDE EUROPEIA de trens de alta velocidade vai praticamente dobrar de tamanho nos próximos 15 anos. Mas sua extensão atual já acabou com a concorrência do avião em boa parte das rotas de até 500 ou 600 km. São exatas duas horas entre Bruxelas e Londres e 2h15 entre Paris (Gare du Nord) e a espetacular estação de Saint Pancras, no centro de Londres. A organização das viagens de trem ficou mais fácil com o lançamento do site em português da Rail Europe, consórcio de vendas das ferrovias europeias. É possível receber os bilhetes em casa ou retirá-los no guichê da primeira estação visitada


 


HOME SWEET HOME - Em Londres, um flat para chamar de seu


O CONFORTO DE um flat com cozinha e tudo, decorado com bom gosto – inclusive boas taças de vinho – e com cheirinho novo vence o do melhor hotel se a estada for prolongada, ainda mais no quesito custo-benefício. Em Londres, a coleção de bons servicedapartments do Cheval Group é notável. A partir de US$ 1 200 por semana (há apartamentos de até três suítes, bem mais caros) pode-se fi car em endereços como Knightsbridge – perto da Harrods e da Harvey Nichols – Thorney Court, Hyde Park e South Kensington. Das varandas do sétimo andar do flat Gloucester Park, avistam-se ícones londrinos, como a cúpula da catedral de Saint Paul, o Big Ben e a roda-gigante London Eye


 


TAPETE VOADOR - São Paulo–Doha direto


DEPOIS DA EMIRATES, da israelense El Al e da Turkish Airlines, todas novatas nos céus brasileiros, outra companhia do Oriente Médio chega ao Brasil. A Qatar Airways inicia, no dia 24 de junho, a ligação Guarulhos–Doha, no Golfo Pérsico, com Boeings 777 e classes econômica e executiva. Em 2009, a companhia ganhou, em Londres, o prêmio de melhor Business Class do mundo no 16th World Travel Awards, o Oscar da aviação. O voo Doha–São Paulo prossegue para a capital argentina. Com isso, além de TAM, GOL, LAN, Aerolíneas Argentinas e British Airways, haverá a nova opção de voar no trecho Guarulhos–Buenos Aires com a Qatar Airways


 


POR SUA CONTA E RISCO - As dez cidades mais perigosas do mundo


O CANAL A cabo CNN cruzou dados colhidos pelas revistas Foreign Policy e Forbes, pela ONG americana Citizen’s Council for Public Security e relatórios da Mercer Global Investments para produzir uma série sobre as cidades mais perigosas do mundo do ponto de vista da segurança pessoal. Ponha seu colete à prova de balas, se tiver negócios a fazer em uma delas. Detalhe: não se trata de um ranking e a ordem é aleatória.


• Bagdá – E precisa dizer por quê? • Caracas – Exibe o maior número de homicídios per capita nas grandes cidades mundiais.


• Detroit – Segundo o FBI, maior índice anual de crimes violentos por 100 mil habitantes nos EUA: 1 220.


• New Orleans – maior índice de homicídios dos Estados Unidos. • Juarez, México – O cartel local das drogas não ficou famoso à toa. Mata às dúzias.


• Moscou – Com os homens da antiga KGB no poder, recorde de insegurança pessoal nas ruas.


• Karachi – A capital do Paquistão agora faz parte da Grande Kabul: atentados, sequestros, homens e mulheres-bomba.


• Cape Town – Uma das mais belas cidades do mundo também tem alto índice de homicídios: seis por dia.


• Kinshasa – A capital da República Democrática do Congo (ex-Congo Belga) está no topo da lista dos piores assignments para um executivo internacional.


• Beirute – A guerra civil acabou, mas a violência e os atentados, não.



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   De olho no mundo
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   O caminho da diferença
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Hungry and with a big appetite
29/09/2015 -   A bigger share, please?
29/09/2015 -   Passage to India
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados