Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Domingo, 21 de Janeiro de 2018

 

Bem-vindo a Xangai, a “Pérola do Oriente

A cosmopolita capital financeira da China é a vitrine do frenético crescimento chinês

Gustavo Rabello
Buda de Jade: Maior do mundo


Xangai é uma cidade vibrante com uma avançada infraestrutura de dar inveja a qualquer cidadão brasileiro. Por isso, a vida em Xangai, com seus 20 milhões de habitantes, é mais fácil do que parece. O mergulho no mundo novo oriental come- ça logo na chegada ao aeroporto internacio- nal de Pudong. O visitante pode ir à cidade de táxi ou tomar um trem de levitação magnética, o Maglev, que leva os passa- geiros do aeroporto internacional ao centro fi nanceiro a uma velocidade que pode che- gar a 430 km/h – ele é capaz de percorrer 32 quilômetros em oito minutos. Nosso guia será o sócio representante do escritório Noronha Advogados, Gustavo Ra- bello, advogado brasileiro residente há três anos em Xangai. Veja o que ele recomenda:


 :: Se tiver algumas horas...  VOCÊ DEVE RUMAR PARA o Yu Yuan Garden, um dos últimos locais da cidade em que foi conservado o estilo da arquitetura chinesa tradicional. Trata-se de um jardim construído em 1368. Aproveite para comprar artigos típicos a preços ótimos e experimentar restaurantes autênticos. O jardim perto do rio Huangpu, que corta a cidade em duas partes, chamadas de Puxi e Pudong (oeste do rio e leste do rio). Você pode almoçar no renomado Din Tai Fung, um restaurante de origem taiwanesa que serve os deliciosos dumplings chineses de diversos sabores. No caminho de volta ao aeroporto de Pudong, não deixe de parar para fotos na Pearl Tower, no lado moderno da cidade. Ela lembra um cenário saído do desenho animado futurista Os Jetsons. Yu Yuan: arquitetura tradicional Buda de Jade:



:: Se tiver o dia inteiro...  CONHEÇA TAMBÉM O TEMPLO do Buda de Jade, a maior estátua de jade do mundo. Na hora do almoço, visite Xintiandi, uma região cheia de bons restaurantes. Saudades de um churrasco? Pois há, no bairro, um típico rodízio na churrascaria Latina. Se preferir a autêntica gastronomia chinesa, o restaurante Crystal Jade serve deliciosos pratos locais. Atravesse, em seguida, o rio Huangpu para visitar o lado leste da cidade. É inesquecível a subida ao 100º andar do Shanghai World Financial Center. Além de ser o edifício mais alto da China, ele também possui o observatório mais alto do mundo em seu último andar (o dia deve estar bonito para que a subida valha a pena). Feche a tarde com uma happy hour no bar e restaurante Kabb.


 :: Se tiver o o fim de semana inteiro...  FAÇA OS ROTEIROS ANTERIORES, mas caminhe também pela Praça do Povo e visite o Museu de Xangai, para desfrutar de uma imersão na cultura chinesa. Próximo à Praça do Povo o Museu Urbanístico, onde o visitante encontra uma maquete do planejamento da cidade para os próximos 20 anos. É uma amostra interessante de como funciona o governo da metrópole chinesa. Na região próxima à Praça do Povo fica também o Bar & Restaurante Barbarossa, que serve pratos asiáticos dentro de um agradável jardim, muito atraente para um fim de tarde. Como a Praça do Povo se situa na rua Nanjing Road East (Rua Nanjing Leste), você deve caminhar até a rua Nanjing Road West (Rua Nanjing Oeste) para encontrar lojas renomadas chinesas e internacionais. Vale a pena visitar o Mercado de Tecidos para comprar gravatas e acessórios de seda. Do lado de Pudong (leste), é possível conhecer o Shanghai Science and Technology Museum e visitar o excelente mercado de roupas, brinquedos, sapatos e pérolas em seu subsolo. O acesso fica próximo à entrada da estação de metrô que leva ao museu. Para terminar, não deixe de ir ao tradicional circo de acrobacias chinesas. O mais famoso chama-se ERA. Outro circo excelente localiza-se dentro do hotel RitzCarlton, na Nanjing Road West.



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   De olho no mundo
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Hungry and with a big appetite
29/09/2015 -   A bigger share, please?
29/09/2015 -   Passage to India
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados