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11/05/2010

Marca Brasil vale US$ 255 bilhões, diz consultor britânico

Segundo o estudo, Brasi é a 22ª marca mais valiosa do mundo, e está na lanterninha entre os BRIC


Segundo estudos do especialista britânico em nation branding Simon Anholt, a marca Brasil vale US$ 255 bilhões, o que a torna a 22ª mais valiosa do mundo, apesar de ser a 8ª maior economia mundial. A diferença, segundo Anholt, tem como principais motivos a pauta brasileira de exportações, baseada em grande parte em commodities.

“No quesito valor da marca de um país, perdemos, por exemplo, para o México, que está na 21ª posição. Se formos comparar apenas entre os BRIC, somos o lanterninha do grupo. A China é a 9ª marca mais valiosa do planeta, a Rússia, a 12ª, e a Índia,  a 17ª”, explica o consultor Júlio Moreira.

“A marca de um país é muito importante porque é ela quem ajuda a obter melhores resultados no comércio exterior, gerando demanda e recursos, a receber um maior número de turistas e a atrair investidores. Em suma, aquele país que tem uma marca forte, cria, cada vez mais, riqueza para seus cidadãos”, avalia Moreira. 

AS 10 MAIS

1. EUA – US$ 19.735 trilhões
2. Japão – US$ 9.590 trilhões
3. Alemanha – US$ 5.396 trilhões
4. Reino Unido – US$ 3.560 trilhões
5. França – US$ 3.168 trilhões
6. Itália – US$ 2.787 trilhões
7. Espanha - US$ 1.604 trilhões
8. Canadá – US$ 1.402 trilhões
9. China – US$ 1.121 trilhões
10. Austrália – US$ 930 bilhão



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