Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Sexta, 22 de Junho de 2018

 

20/01/2010

FT.com: Cosméticos têm 'boom' no Brasil

Para a publicação londrina, a ascensão da classe média está impulsionando o mercado de beleza do país


A entrada de cerca de 20 milhões de pessoas para a classe média brasileira nos últimos seis anos está mudando hábitos de consumo no país. A recente transformação na vida desses brasileiros, conquistada à base da inflação controlada e da estabilidade econômica, está provocando um “boom” no mercado de cosméticos do Brasil, informa o site FT.com (Business of beauty is turning heads in Brazil, 20/1), do jornal britânico Financial Times.

 Para o FT, a ascensão dos pobres ampliou o papel das mulheres na economia familiar. Com mais renda disponível, uma maior parte dela é destinada aos cuidados com a beleza.
Esse movimento, aliado à imensa procura por cirurgias plásticas e tratamentos de luxo, fez do Brasil o terceiro maior mercado do mundo para o setor, depois de Estados Unidos e Japão.

A diferença é que no Brasil ainda há muito espaço para crescer. Segundo Alessandro Carlucci, diretor-executivo da Natura, apenas 40% das brasileiras tem um batom no bolso, indicando o espaço que o segmento ainda pode conquistar.

Nesse cenário, duas empresas ganham destaque para o jornal, com 30% do mercado cada uma. Uma delas é a americana Avon. O Brasil se tornou, desde o terceiro trimestre de 2009, o principal mercado mundial da marca, que aposta na venda direta e já conta com mais de 1 milhão de representantes no país.

A Natura é a outra, e também lança mão da venda porta-à porta para introduzir novos itens na cesta do consumidor. Carlucci afirma ao FT que 68% das vendas da empresa têm origem em produtos lançados nos últimos dois anos.

"Achamos que o Brasil vai continuar a ser um mercado exuberante", disse o executivo ao Financial Times. "Este é um setor que não depende de crédito e ainda há muito espaço para crescimento".


 



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
31/03/2016 -   Em 15 anos, a Votorantim e a Intercement chegaram ao grupo dos 20 maiores produtores do mundo
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   De olho no mundo
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Passage to India
29/09/2015 -   A bigger share, please?
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados