Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Domingo, 21 de Janeiro de 2018

 

Dez 2009/Jan 2010

Istambul de passagem

Entre a Europa e a Ásia, a capital turca é um passeio fascinante em meio a uma viagem de negócios

Mesquitas de Istambul com o Bósforo ao fundo

Bem-vindo a uma cidade extraordinariamente caótica: Istambul. Um aeroporto espaçoso e refrigerado pode dar a impressão de que essa será apenas mais uma enfadonha viagem de negócios, mas é bom não esquecer que Istambul é uma cidade de mais de 15 milhões de almas.

A metrópole da Turquia guarda as marcas de muitas civilizações: é ao mesmo tempo europeia e asiática, rica e pobre, esclarecida e cruel. Nossa guia para os encantos urbanos de Istambul será Ege Erim, uma redatora de publicidade e escritora de livros infantis que vive numa ilha no Bósforo, a meio caminho entre a Europa e a Ásia.


:: Se tiver algumas horas...  você deve certamente passear de barco no Bósforo. A bordo, compre um simit (rosca de pão com gergelim), ayran (refresco sal- gado de iogurte), chá ou café turco. Aprecie a paisagem, os belos palácios e as mansões otomanas às margens do estreito. Em seguida, descubra a cidade a partir do distrito de Gálata, com sua torre.

Almoce no Pandeli, um restaurante no Mercado Egípcio (ou das Especiarias), que serve receitas otomanas originais (e só abre das 11 da manhã às 3 da tarde). Visite o Grand Bazaar (Kapaliçarsi) ,onde você encontrará joias elegantes e artigos de couro genuínos.


:: Se tiver o dia inteiro...  programe o passeio no Bósforo de manhã cedo, a tempo de visitar em seguida os marcos históricos de Sultanahmet, a “cidade velha” de Istambul: Hagia Sophia – uma impressionante basílica bizantina convertida em museu –, o Palácio Topkapi e as cisternas de Yerebatan, obra-prima arquitetônica do ano 542.

Deu fome? Rume para a rua Istiklal e o restaurante Haci Abdullah e aprecie as delícias da cozinha turca. Aproveite para flanar na Istiklal, uma rua movimentada e popular. Você está no coração da cidade, repleto de bares e restaurantes. Experimente um hamam, o banho turco tradicional: os hamans Çemberlitas, Cagaloglu e Suleymaniye estão entre os mais bonitos.

No jantar, vá ao restaurante 360 Istanbul – a vista é fantástica! – ou faça uma visita ao popular Babylon Club, em Asmalimescit, para apreciar a música ao vivo.


:: Se tiver o fim de semana inteiro... comece pelo roteiro de um dia, com reforços: café da manhã no Museu de Arte Moderna (Istanbul Modern) e uma parada em Karaköy para provar os deliciosos doces turcos (baklava) do Gulluoglu. E, quem sabe, jantar no restaurante do Armada Hotel, fumando o narguilé no terraço enquanto admira a espetacular vista noturna.

No dia seguinte, por que não ir às Prince’s Islands, ilhas próximas à Anatólia (a margem asiática do Bósforo)? Os carros são proibidos e o ar é puro. Na maior da ilhas, Buyukada, você pode alugar uma bicicleta ou caminhar para descobrir a natureza e as praias escondidas. Não deixe de visitar o mosteiro de Aya Yiorgi (São Jorge).

Ao desembarcar na Anatólia, é obrigatório visitar o Palácio Beylerbeyi – muito elegante e feminino, era o refúgio de verão da corte otomana. Parada para o almoço no Kanaat Restaurant, em Uskudar, que serve pratos turcos tradicionais (pagamento só em dinheiro!).

Ou experimente o calmo e acolhedor Ismet Baba Fish Restaurant, em Kuzguncuk, o lugar dos aficionados por peixes e frutos do mar. Lá você poderá curtir a vista do Bósforo junto com os mezes (entradas turcas), o peixe fresco e o raki, nossa bebida favorita!

fotos: Divulgação



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   De olho no mundo
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   O caminho da diferença
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Hungry and with a big appetite
29/09/2015 -   A bigger share, please?
29/09/2015 -   Passage to India
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados