Revista PIB

Faça da Revista PIB a sua home page Domingo, 27 de Maio de 2018

 

31/03/2009

Produtos orgânicos brasileiros ganham mercado na crise

Frutas e cosméticos da Amazônia fazem sucesso entre os consumidores internacionais

Pavilhão brasileiro na Alemanha: orgânicos pelo mundo

O Projeto Organics Brasil anuncia que fechou o primeiro trimestre do ano com cerca de US$ 36 milhões em contratos de exportação fechados ou potenciais (para ser fechados nos próximos doze meses).

O resultado foi conseguido em duas feiras internacionais de produtos orgânicos realizadas neste ano, a Biofach Nuremberg, na Alemanha, e a Expo West, nos Estados Unidos. Em 2008, as exportações realizadas por meio do projeto chegaram a US$ 58 milhões, segundo dados da organização.

Para o coordenador executivo do Organics Brasil, Ming Liu, o resultado mostra que a crise global está afetando menos do que o previsto o mercado de produtos orgânicos - aqueles produzidos de acordo com princípios ecológicos de preservação da biodiversidade e manejo equilibrado do solo e dos recursos naturais, o que leva os produtores orgânicos, por exemplo, a recusar o uso de defensivos agrícolas.


Açaí e baru

O Projeto Organics Brasil foi criado pela Federação das Indústrias do Paraná e pela Apex/Brasil para promover os produtos orgânicos brasileiros no mercado mundial. O Brasil é hoje o terceiro país do mundo em área de plantação de produtos orgânicos.

Entre as exportações de maior sucesso estão as frutas brasileiras, como o açaí, além do açúcar e de cosméticos com ingredientes amazônicos. Produtores brasileiros levaram à Biofach Nuremberg deste ano um novo produto, o baru, uma castanha nativa da região dos cerrados do Centro-Oeste.

Entre abril e junho, o Organics Brasil vai participar de duas outras feiras internacionais em Montreal, no Canadá, e Chicago, nos Estados Unidos.

fotos: arquivo Organics Brasil



28/06/2016 -   FIESP destaca a importância da logística para a retomada do crescimento
02/05/2016 -   Movimat divulga detalhes da feira de setembro
31/03/2016 -   Em 15 anos, a Votorantim e a Intercement chegaram ao grupo dos 20 maiores produtores do mundo
03/10/2015 -   A Ásia são muitas
03/10/2015 -   Restaurantes, galerias, praias e parques de Miami
03/10/2015 -   O caminho da diferença
03/10/2015 -   O mundo é Azul
03/10/2015 -   Voando sobre o mundo
03/10/2015 -   De olho no mundo
01/10/2015 -   Um Calatrava no Rio
29/09/2015 -   Passage to India
29/09/2015 -   A bigger share, please?
Totum Editora Revista PIB - 2009 © Todos os Direitos Reservados